Espada de São Jorge

Matheus Sodré
3 min readMar 31, 2022

--

Espada de São Jorge, Espada de Santa Bárbara ou Espada de Iansã. São todos nomes comuns pra essa planta que todo mundo conhece. É uma planta original da Africa, que foi trazida para o Brasil e se adaptou ao clima tropical aqui do nosso país.

É uma planta que produz uma flor em formato de corda, que era usada para fazer arcos de caça e de guerra. Não é atoa que seu significado é tão ligado a proteção

Na cultura afro-brasileira essa planta é ligada majoritariamente a Ogum, o orixá guerreiro. E usada para afastar mau-olhado, tradicionalmente sendo colocada nas entradas de casa ou do lado das portas. Sendo usada também para orações de benzedeira.

Tem duas espadas de São Jorge aqui em casa, e quando eu comprei elas foi justamente nesse intuito de trazer proteção.

A primeira eu comprei junto com um arranjo de girassol. A planta ficou em um vaso de agua junto com o arranjo até o mesmo morrer, depois deixei sozinha no vaso do lado da porta por bastante tempo. Ela ressecava quando não tinha agua no vaso, por isso sempre deixava sempre cheio, o que é peculiar, visto que essa planta não precisa muito ser regada.

Comprei ela quando morava ainda no meu primeiro apartamento aqui na cidade. Era um apartamento com uma energia bem… pesada… Eu e meus colegas de quarto descobrimos algumas coisas tenebrosas sobre o antigo locatário e o proprietário, que deixava a gente bem assustado, e o lugar em si era um pouco denso por causa disso.

Uma espada de São Jorge não foi o suficiente, por isso comprei um caso com 5 e deixei do lado da porta do meu quarto. Era uma forma de me sentir seguro.

Depois que me mudei para outro apartamento, trouxe as espadas comigo. Elas estão aqui são e salvas e continuam do lado das portas me protegendo contra qualquer mal.

A Espada de São Jorge precisa de bem pouca atenção. Ela pode ser regada uma vez a cada 10 dias, se regar muito as plantas começam a apodrecer. Pode ficar em um local com sombra ou diretamente sobre o sol. As folhas quando ficam verdes e escuras significam que estão saudáveis. Pode ser fertilizada 2 vezes ao ano (na primavera e no verão). Não precisa ser podada.

Minha primeira lembrança sobre Espadas de São Jorge é de velas no jardim no quintal da minha avó, que era umbandista. Ela cultivava todo tipo de planta. Toda vez que eu e minha irmã íamos na casa dela, ela (que era benzedeira) nos fazia um banho de ervas e fazia o benzimento usando Espada de São Jorge, Guiné, Alecrim e Arruda.

--

--